Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Inscrição para Palestra do PMI - Gestão de Valor Agregado para Programas e Portfolios

Revolucionando o gerenciamento dos benefícios e do retorno do investimento

Dia 16 de Agosto de 2012 - das 19h00 às 21h00

Local: SENAC – Campinas - Rua Sacramento, 490 - Auditório - Campinas - SP


Objetivo:
Os modelos de negócio da atualidade estão cada vez mais baseados no paradigma da gestão por projetos. Seja através de projetos de concepção, desenvolvimento e comercialização de novos produtos e serviços no mercado, seja através de projetos internos de melhoria contínua de processos e competências, os objetivos estratégicos das organizações são realizados atualmente através de projetos. Este novo modelo de gestão do negócio requer a utilização de métricas adequadas para o estabelecimento de objetivos mensuráveis (management by objetives) e para o monitoramento e controle do desempenho estratégico. Por outro lado, a estruturação dos projetos de uma organização segundo um modelo top-down de projetos, programas portfólios (o modelo P3), constitui atualmente a abordagem de referência para a gestão do negócio. O método de Earned Value Management (Gestão do Valor Agregado) tem oferecido aos gestores de projetos a ferramenta ideal para a medição do desempenho de um projeto contra os seus objetivos de escopo, custo e tempo, sendo sabido que as métricas tradicionais de controle de gestão baseadas na perspectiva de áreas funcionais mostraram-se inadequadas. De igual modo, tanto a gestão de programas como a gestão de portfólios requer um conjunto de métricas especializadas, que deverão estar por seu lado integrado com as métricas de gestão de projeto. Com base em mais de uma década de experiência na implementação do Earned Value Management nos mais variados tipos de projetos e indústrias em diferentes partes do mundo, o autor desenvolveu um modelo para a gestão a gestão estratégica de projetos, programas em portfólios – o EVM Strategic Model (EVM-SMTM) – baseado na extensão do método de Earned Value a vários domínios como a gestão de risco, a gestão da qualidade, a gestão de recursos humanos, a gestão de benefícios e a análise do desempenho estratégico através de balanced scorecard. Neste seminário, será feita uma breve apresentação deste modelo, o qual será publicado em 2012 numa obra de dois volumes que está atualmente em produção, pela Gower Publishers.  

Palestrante:
Alexandre G. Rodrigues: Lic. Eng. PhD Prof. PMP, Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, doutorou-se em Gestão de Projetos pela Universidade de Strathclyde (Reino Unido). Tendo desenvolvido grande parte da sua carreira profissional no Reino Unido e EUA, trabalhou como Consultor de Gestão na PA Consulting Group (EUA), tendo-se especializado na utilização da simulação dinâmica por computador no apoio à Gestão de Projetos. Nesta fase da sua carreira, esteve envolvido em projetos internacionais de grande envergadura, em particular na área da defesa onde também desenvolveu investigação aplicada, em particular na British Aerospace (UK) onde recebeu como resultado do seu trabalho o premio "Mike Simpson Award 1996".
Alexandre Rodrigues foi em 2009 convidado pela editora Britânica Gower Publishers para escrever um livro dedicado ao método de EVM, como parte de uma série dedicada à Gestão de Projetos que está a ser publicada em todo o mundo em língua Inglesa.

0 comentários: