Neste momento a UML mostra-se então como uma
linguagem padrão muito bem estabelecida. Como não poderia deixar de ser,
o Delphi apresenta em seu IDE recursos para o uso da UML em seus
projetos.
A Embarcadero oferece recursos no IDE do Delphi XE para
a modelagem de projetos UML, mais especificamente de seus diagramas. A
partir de uma visão geral, o desenvolvedor Delphi se sentirá confortável
em usufruir de tais recursos, por exemplo, em projetos orientados a
objetos e outras situações cabíveis à construção de diagramas UML. Dessa
forma, não será necessária a busca e consequente utilização de
ferramentas de terceiros para a construção destes.
O suporte à modelagem UML oferecido pelo IDE
do Delphi XE, apesar de não se tratar de uma recente novidade, ainda é
muito desconhecido pelos desenvolvedores da comunidade. De pronto, isto
pode ser justificado pela excelência do Delphi em termos do
desenvolvimento procedural, sobrepujando o desenvolvimento orientado a
objetos. No contexto procedural não se tem a presença de um modelo de
classes, que poderia justificar o uso da modelagem UML nestes projetos.
Entretanto, cada vez mais se percebe o interesse desta comunidade no
desenvolvimento OO, boas práticas, padrões de projetos, entre outros
temas que visam uma melhoria na forma de programar. Sendo assim,
gradativamente itens do mundo OO serão de interesse destes
programadores, e com certeza os diagramas UML serão de suma importância
neste determinado momento.
Diagramas UML no IDE do Delphi
O próprio IDE do Delphi XE provê a construção de alguns dos principais diagramas UML. O ponto de partida para isto está presente em suas próprias opções de projeto, através de dois itens nomeados como UML Design Project, conforme pode ser visto na abaixo.
O próprio IDE do Delphi XE provê a construção de alguns dos principais diagramas UML. O ponto de partida para isto está presente em suas próprias opções de projeto, através de dois itens nomeados como UML Design Project, conforme pode ser visto na abaixo.
Opções de projetos UML |
Uma
vez criado um projeto voltado para a UML 2.0 (que é a versão mais
recente suportada pelo IDE), tem-se as seguintes opções de diagramas a
serem construídos, visualizados na figura abaixo.
Diagramas UML disponibilizados pelo IDE |
Diagrama de Classe (Class Diagram) - modelando a estrutura lógica do sistema
Uma Classe é o modelo para um objeto que poderá ser construído, ou seja, ela contém toda a especificação deste objeto, todas as suas características. Como exemplo, temos seus atributos e métodos. Um atributo é uma peça de informação que representa o estado do objeto. Já um método descreve a operação que uma classe poderá fazer.
Uma Classe é o modelo para um objeto que poderá ser construído, ou seja, ela contém toda a especificação deste objeto, todas as suas características. Como exemplo, temos seus atributos e métodos. Um atributo é uma peça de informação que representa o estado do objeto. Já um método descreve a operação que uma classe poderá fazer.
A Abaixo mostra em detalhe a paleta de componentes carregada especificamente para o Digrama de Classes da UML 2.0.
Diagrama de caso de uso (Use Case) - modelando requisitos
É considerado ainda o diagrama mais informal
da UML, pois faz uso de uma linguagem extremamente simples e, portanto,
de fácil compreensão até mesmo para uma pessoa sem o conhecimento
técnico devido. Assim sendo, um usuário pode facilmente ter uma visão
prévia de como o sistema irá se comportar.
Para a construção de um Diagrama de Caso de Uso, faz-se uso de dois itens essenciais para a representação do contexto: Ator e Caso de Uso. Um ator, neste caso, trata-se de uma entidade que irá interagir com o sistema, ou seja, o seu utilizador. Apesar de sua nomenclatura, ele não necessariamente representa uma pessoa real (ser humano), podendo ilustrar outro sistema ou mesmo uma máquina. Entretanto, detalhes do ator não são o foco, e sim a sua interação com o sistema.
Para a construção de um Diagrama de Caso de Uso, faz-se uso de dois itens essenciais para a representação do contexto: Ator e Caso de Uso. Um ator, neste caso, trata-se de uma entidade que irá interagir com o sistema, ou seja, o seu utilizador. Apesar de sua nomenclatura, ele não necessariamente representa uma pessoa real (ser humano), podendo ilustrar outro sistema ou mesmo uma máquina. Entretanto, detalhes do ator não são o foco, e sim a sua interação com o sistema.
Diagrama de sequência - modelando a ordem das interações
O Diagrama de Sequência representa a ordem das interações entre as partes do sistema, de forma simples e lógica. Com isso, quando determinado caso de uso é executado é possível descrever cada interação acionada e a ordem em que elas ocorrerão. Quanto maior a granularidade de classes e consequentemente de seus métodos, aumenta-se a dificuldade em determinar a sequência de operações (comportamentos) global.
O Diagrama de Sequência representa a ordem das interações entre as partes do sistema, de forma simples e lógica. Com isso, quando determinado caso de uso é executado é possível descrever cada interação acionada e a ordem em que elas ocorrerão. Quanto maior a granularidade de classes e consequentemente de seus métodos, aumenta-se a dificuldade em determinar a sequência de operações (comportamentos) global.
Palette exclusiva para diagramas de caso de uso |
Protótipo de um Diagrama de Caso de Uso produzido no IDE |
Tool Palette exclusiva para diagramas de sequência |
Diagrama de máquina de estados - modelando estados de um objeto
O Diagrama de Máquina de Estados, em versões anteriores a 2.0 da UML, era conhecido como Diagrama de Estados. Ele demonstra graficamente o comportamento de um elemento mediante a ocorrência de suas transições de estado. Uma ilustração dos recursos oferecidos pelo IDE para a construção de Diagramas de Máquina de Estados é mostrado na Figura 10. Esta imagem foi extraída do projeto de demonstração, denominado UML 2.0, que acompanha a ferramenta.
O Diagrama de Máquina de Estados, em versões anteriores a 2.0 da UML, era conhecido como Diagrama de Estados. Ele demonstra graficamente o comportamento de um elemento mediante a ocorrência de suas transições de estado. Uma ilustração dos recursos oferecidos pelo IDE para a construção de Diagramas de Máquina de Estados é mostrado na Figura 10. Esta imagem foi extraída do projeto de demonstração, denominado UML 2.0, que acompanha a ferramenta.
Este post tem o intuito de mostrar que o Delphi apresenta em seu IDE recursos para o uso da UML em seus projetos sem que precise buscar ferramentas de tericeiros para criar a modelagem, ou seja a Embarcadero está transformando a IDE do DELPHI num completo ambiente de desenvolvimento não só de aplicativos mas de todo o projeto.
Neste post foi utilizado como fonte parte do artigo de FABRíCIO HISSAO KAWATA publicado na revista Devmedia ClubeDelphi 133.
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