Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Delphi XE2 apresenta recursos para UML em seus projetos

Neste momento a UML mostra-se então como uma linguagem padrão muito bem estabelecida. Como não poderia deixar de ser, o Delphi apresenta em seu IDE recursos para o uso da UML em seus projetos. 

A Embarcadero oferece recursos no IDE do Delphi XE para a modelagem de projetos UML, mais especificamente de seus diagramas. A partir de uma visão geral, o desenvolvedor Delphi se sentirá confortável em usufruir de tais recursos, por exemplo, em projetos orientados a objetos e outras situações cabíveis à construção de diagramas UML. Dessa forma, não será necessária a busca e consequente utilização de ferramentas de terceiros para a construção destes. 
O suporte à modelagem UML oferecido pelo IDE do Delphi XE, apesar de não se tratar de uma recente novidade, ainda é muito desconhecido pelos desenvolvedores da comunidade. De pronto, isto pode ser justificado pela excelência do Delphi em termos do desenvolvimento procedural, sobrepujando o desenvolvimento orientado a objetos. No contexto procedural não se tem a presença de um modelo de classes, que poderia justificar o uso da modelagem UML nestes projetos. Entretanto, cada vez mais se percebe o interesse desta comunidade no desenvolvimento OO, boas práticas, padrões de projetos, entre outros temas que visam uma melhoria na forma de programar. Sendo assim, gradativamente itens do mundo OO serão de interesse destes programadores, e com certeza os diagramas UML serão de suma importância neste determinado momento.  

Diagramas UML no IDE do Delphi
  O próprio IDE do Delphi XE provê a construção de alguns dos principais diagramas UML. O ponto de partida para isto está presente em suas próprias opções de projeto, através de dois itens nomeados como UML Design Project, conforme pode ser visto na abaixo.
Opções de projetos UML


Uma vez criado um projeto voltado para a UML 2.0 (que é a versão mais recente suportada pelo IDE), tem-se as seguintes opções de diagramas a serem construídos,  visualizados na figura abaixo.

 
Diagramas UML disponibilizados pelo IDE












Diagrama de Classe (Class Diagram) - modelando a estrutura lógica do sistema
 Uma Classe é o modelo para um objeto que poderá ser construído, ou seja, ela contém toda a especificação deste objeto, todas as suas características. Como exemplo, temos seus atributos e métodos. Um atributo é uma peça de informação que representa o estado do objeto. Já um método descreve a operação que uma classe poderá fazer. 

A Abaixo mostra em detalhe a paleta de componentes carregada especificamente para o Digrama de Classes da UML 2.0.

Diagrama de caso de uso (Use Case) - modelando requisitos
 
É considerado ainda o diagrama mais informal da UML, pois faz uso de uma linguagem extremamente simples e, portanto, de fácil compreensão até mesmo para uma pessoa sem o conhecimento técnico devido. Assim sendo, um usuário pode facilmente ter uma visão prévia de como o sistema irá se comportar.
  Para a construção de um Diagrama de Caso de Uso, faz-se uso de dois itens essenciais para a representação do contexto: Ator e Caso de Uso. Um ator, neste caso, trata-se de uma entidade que irá interagir com o sistema, ou seja, o seu utilizador. Apesar de sua nomenclatura, ele não necessariamente representa uma pessoa real (ser humano), podendo ilustrar outro sistema ou mesmo uma máquina. Entretanto, detalhes do ator não são o foco, e sim a sua interação com o sistema. 

Diagrama de sequência - modelando a ordem das interações

 O Diagrama de Sequência representa a ordem das interações entre as partes do sistema, de forma simples e lógica. Com isso, quando determinado caso de uso é executado é possível descrever cada interação acionada e a ordem em que elas ocorrerão. Quanto maior a granularidade de classes e consequentemente de seus métodos, aumenta-se a dificuldade em determinar a sequência de operações (comportamentos) global. 


Palette exclusiva para diagramas de caso de uso
Protótipo de um Diagrama de Caso de Uso produzido no IDE
 

Tool Palette exclusiva para diagramas de sequência
Diagrama de máquina de estados - modelando estados de um objeto
O Diagrama de Máquina de Estados, em versões anteriores a 2.0 da UML, era conhecido como Diagrama de Estados. Ele demonstra graficamente o comportamento de um elemento mediante a ocorrência de suas transições de estado. Uma ilustração dos recursos oferecidos pelo IDE para a construção de Diagramas de Máquina de Estados é mostrado na Figura 10. Esta imagem foi extraída do projeto de demonstração, denominado UML 2.0, que acompanha a ferramenta.


Este post tem o intuito de mostrar que o Delphi apresenta em seu IDE recursos para o uso da UML em seus projetos sem que precise buscar ferramentas de tericeiros para criar a modelagem, ou seja a Embarcadero está transformando a IDE do DELPHI num completo ambiente de desenvolvimento não só de aplicativos mas de todo o projeto.

Neste post foi utilizado como fonte parte do artigo de FABRíCIO HISSAO KAWATA publicado na revista Devmedia ClubeDelphi 133.

Para ver o artigo completo acesse: Revista ClubeDelphi 133 (para assinantes)


0 comentários: