Existem várias formas de instalar o Subversion, a mais fácil, rápida e mais fácil manutenção é instalar o VisualSVN (1) no servidor e TortoiseSVN (2) nas máquinas dos programadores.
A instalação do VisualSVN Server é Next-Next-Finish, o visual do programa é muito agradável, a estrutura dos projetos e bem parecida com o Microsoft Sql Server. No VisualSVN Server só é necessário cadastrar os usuários, os acessos de cada um e criar as pastas dos projetos.
No TortoiseSVN a instalação também é Next-Next-Finish e depois que reiniciar o computador o Tortoise se integra ao Windows Explorer, o gerenciamento do código fonte é pelo Windows Explorer, podendo também instalar um plugin-in (3) (4) do SVN direto no Delphi para enviar o fonte para o servidor.
Para o gerenciamento e monitoramento das alterações dos códigos de diversos projetos existem vários programas para o fim, por exemplo: CommitMonitor (5) mostrar um alerta no TrayIcon quem fez commit, qual projeto e etc, ou SVN-Monitor (6) e outras ferramentas que geram gráficos de desempenho por programador, dia da semana, dia do mês, semana do mês, hora do dia com mais atividade e etc.
A instalação, o uso, as funcionalidades e outras dúvidas, pode ser encontradas no livro Subversion em português (7), ou em Inglês ( 8 ), livro Online (9).
(1) http://www.visualsvn.com/server/
(2) http://tortoisesvn.net/downloads
(3) http://sourceforge.net/projects/delphisvn/
(4) www.delphiaddinfortortoisesvn.tigris.org/
(5) http://code.google.com/p/commitmonitor
(6) http://www.svnmonitor.com/overview.shtml
(7) http://svnbook.red-bean.com/index.pt_BR.html
(8) http://svnbook.red-bean.com
(9)http://svnbook-pt-br.googlecode.com/svn-history/r374/snapshots/1.4/index.html
0 comentários:
Postar um comentário